Voltar 

6 aos 12 meses

Finalmente, já dorme a noite inteira
Uma energia muito activa, o temperamento se exterioriza. Em todo o período do dia, o bebé testa os pais, que vão deixar claro certos limites; ele ainda acorda a meio da noite, com certeza, mas os motivos agora são mais subtis do que fraldas molhadas ou a fome. Os dentinhos estão em erupção trazendo desconforto, o nariz entope-se com facilidade, e chegam os primeiros medos e um grande desejo de companhia... 

Será que estamos a habituar mal a criança?
Nada como efectuar o teste:
- O bebé é colocado para dormir na sua caminha? Ponto assente; Se só adormece no colo, o melhor é mudar tal hábito.
- O bebé não precisa de muito colo ou cantiguinhas para adormecer? Óptimo. Ou só dorme se for embalado no colo, com a mãe andando de um lado para o outro? Neste caso, são horas de parar.
- O bebé aceita bem quando a mãe se afasta por alguns instantes? Se ele começa imediatamente a gritar e perde o sono é sinal de que algo anda errado. 
 
O que acontece em cada mês
6 meses
Uma soneca pela manhã e, às vezes, outra rápida no final da tarde, depois de muito movimento. Além disso, é claro, o descanso sagrado após o almoço. A rotina dos seis meses costuma ser esta. Junte-se a noite inteira e o bebé dorme cerca de 15 horas a cada período de 24.
9 meses a 12 meses
Desaparece o sono do final de tarde, e aumenta o tempo da depois do almoço. Parece que mudou pouco, mas isto é de grande importância na aquisição de uma óptima rotina de descanso nocturno.

Organizando o sono do dia

Se o bebé dorme por longos períodos ou se dorme muitas vezes durante todo o dia certamente isto poderá influir na sua dificuldade de ter sono à noite; em tal caso, ele tem a tendência em manter o ritmo dorme e acorda também naquelas horas em que o sono deveria ser mais contínuo e reparador. Há que organizar melhor o horário dos seus sonos, oferecendo os estímulos necessários para que permaneça acordado e altivo no resto do tempo. 

O sono após o regresso da creche
Sobretudo no início, é comum o bebé chegar cansado no final da tarde, depois da creche, necessitando de um bom sono. Há que deixá-lo dormir uma meia hora, no máximo; desta forma, é claro, só dormirá à noite depois da hora habitual.
Isso, certamente, acontecerá, de vez em quando. Mas caso há que mudar de hábito, tentando 
por exemplo conversar com os funcionários da creche para ver como está organizada a rotina de actividade/descanso do bebé. Talvez ela possa ser reajustada para não interferir nos horários nocturnos.

  Voltar