Voltar 

calosidades dos pés

  Calo da Borda Externa do Quinto Dedo ou Calo Duro É dos calos mais frequentemente mais observados nos pés e é a consequência do posicionamento em garra do quinto dedo;  conhecido como calo duro devido às particularidades físicas que apresenta.
  Calo dos Joanetes Resultado da pressão sobre a cabeça do primeiro metatarsiano; origina o desvio lateral do pé.
  Calo dos Dedos em Garra ou Martelo Surgem na face dorsal das articulações interfalangeanas -   entre dedos.
  Calo Interdigital ou Calo Mole Originado pela contínua actividade de uma articulação interfalangeana ou metatarso-falangeana contra as suas anexas ou adjacentes; apresenta-se como um núcleo escuro envolvido por uma auréola de coloração violácia; o ambiente húmido, comum na região interdigital mantém a lesão com aspecto mole e favorece a ulceração; por tal motivo motivo é denominado, calo mole. Incide com mais frequentemente no quarto espaço inter-digital.
  Calo Sub-Ungueal ou Peri-Ungueal Surge em consequência de pressões aplicadas nas estruturas que envolvem a unha ou na própria unha.
  Calo do Sesamoide Surge na região plantar devido principalmente ao sesamoide tibial do halux; é um dos calos mais dolorosos.
Malformações dos pés
  Pé Cavo Curvatura acentuada do arco plantar; a causa pode estar relacionada com um desequilíbrio entre os músculos antagonais do pé, devido a factores traumáticos dos mesmos.
  Pé Equino Deformação caracterizada por flexão plantar acentuada; o indivíduo marcha apoiando-se apenas na região anterior do pé.
  Pé Valgo-plano, raso ou Chato Deformação congénita ou adquirida, caracterizada pelo excessivo achatamento do arco plantar; é na maioria dos casos bilateral; a dor do pé acentua-se após os esforços.
  Pé Calcâneo Outra deformação caracterizada por uma flexão dorsal do pé exagerada; o indivíduo apoia o calcanhar e tem uma tendência a levantar a parte anterior do pé; é todavia um caso mais raro
  Pé Valgo Caracterizado pela inclinação do pé para o exterior, levando o indivíduo a apoiar-se somente na margem interna: O pé varos é uma deformação inversa ao pé valgo.

  Voltar