Voltar 

 

Vitaminas e sais minerais
Vitaminas
A
B1
(TIAMINA)
B2
(RIBOFLAVINA)
B6
(PIRIDOXINA)
B12
(CIANOCOBALAMINA)
C (ácido ascórbico)
D
E
K
PP (ou NIACINA)
ÁCIDO FÓLICO

Minerais
a) Macronutrientes
FÓSFORO
MAGNÉSIO
SÓDIO
CLORO
POTÁSSIO
ENXOFRE
CÁLCIO

b) Micronutrientes
FERRO
ZINCO
COBRE
IODO
MANGANÊS
FLÚOR
MOLIBIDÊNIO
COBALTO
SELÉNIO
CROMO

                                             

VITAMINAS são um grupo de compostos orgânicos necessários apenas em quantidades mínimas na dieta, mas essenciais para reações metabólicas específicas do interior da célula e necessárias para o crescimento normal e para a manutenção da saúde. Várias delas agem como coenzimas ou como um grupo de enzimas responsáveis pela promoção de reações químicas essenciais.
MINERAIS desempenham diversos papeis essenciais, tanto em sua forma iônica em solução nos fluídos corporais, quanto como constituintes de compostos essenciais. O balanço dos iões minerais nos fluídos corporais regula o metabolismo de diversas enzimas, mantém o equilíbrio ácido-base e a pressão osmótica, facilita a transferência na membrana de compostos essenciais, mantém a tonicidade muscular e nervosa, e em alguns casos, os iões minerais fazem parte dos elementos constituintes dos tecidos do organismo. De modo indireto, diversos minerais estão envolvidos no processo de crescimento. Embora vários minerais sejam discutidos individualmente, os nutrientes não podem ser considerados separadamente com respeito a sua utilização e ao requerimento, visto que eles influenciam um ao outro.
Nesta seção,  teremos uma descrição detalhada de cada vitamina, mineral micronutriente e mineral macronutriente. Clicando no nutriente desejado na tabela à esquerda, encontrará suas principais funções, a fonte, e os problemas associados à deficiência e ao excesso.

  Voltar