Voltar 

 
 


Alguma regras para deixar de fumar


..
Os seguintes ítens são úteis para quem esteja interessado em deixar de fumar.

Tente
. 70% das pessoas que, com persistência,
procuraram parar de fumar conseguiram o seu desejo. Esta é uma experiência internacional.
 

Não desista após fracassos transitórios 

A maioria das pessoas que conseguiu deixar de fumar não o conseguiu na primeira tentativa. Se tentou e voltou a fumar, tente de novo. Praticamente
aqueles que não desistirem acabam sempre por conseguir o seu desejo. Parar de fumar é um pouco como namorar. Quem muito namora acaba por casar.
 

Para ter mais sucesso e êxito na tentativa de deixar de fumar, tente ler e elucidar-se no que estiver ao seu alcance sobre tabagismo e saúde.

O ser humano é inteligente e argumentos objectivos como os que hoje existem referenciando a destruição da saúde pelo tabaco, transmitem ao seu íntimo uma reacção muito desejável com vista ao abandono imediato e interessado.
Assista conferências sobre o tema.
Existem centros de referência (Coímbra, Lisboa e Porto) que oferecem
cursos sobre "Como parar de fumar",
Os cursos são homologados pela Organização Mundial da Saúde "e de
muito boa qualidade".
 

Não tente parar progressivamente

Pare de uma só vez. Não há nenhum risco na cessação imediata da prática tabágica. Por outro lado, a experiência com os que tentaram parar progressivamente é muito pouco coroada de sucesso.
 

Marque um dia que lhe seja conveniente

Avise a sua esposa, familiares, seus amigos, companheiros de trabalho que a partir de determinado dia não mais fumará mais. Isto transmitir-lhe-há um ambiente solidário que irá ser útil.
 

Ao iniciar a abstinência, procure ingerir uma quantidade elevada de líquidos

Evite bebidas estimulantes como café,
chá preto e certamente o álcool. Aumente o número
de banhos e procure incorporar-se num programa
regular de actividade física. O melhor exercício é
a marcha. A actividade física, além de
neutralizar o desejo de fumar, é um excelente
componente para manter a boa forma aeróbia.

 

Não se preocupe nalguma subida de peso nas semanas subsequentes ao início da abstinência

Este pequeno aumento é normal e tem tendência a desaparecer, naturalmente, num prazo de seis meses.
A regularidade dos exercícios físicos, mencionados no parágrafo anterior, é muito útil dentro da política de manutenção de um bom peso.

95% das pessoas que param de fumar conseguem o seu intento sem a ajuda de qualquer medicamento

Se o leitor já tentou por várias vezes e não conseguiu poderá tentar usar chicletes ou discos contendo nicotina.
Eles ajudam a resistir à tentação de voltar a fumar, especialmente nas primeiras semanas após cessação. No caso de usar estes medicamentos, procure orientação médica.
Eles não são úteis e são até por vezes arriscados se utilizados sem a
presença do médico.

 

  Voltar