Voltar 

                                            

  Composição do leite materno  


   amamentar1.jpg (3362 bytes)  amamentar2.jpg (8473 bytes)  amamentar3.jpg (7232 bytes) 

Considerações gerais sobre as modificações na composição do leite materno 

O leite materno nem sempre tem exactamente a mesma composição. Há algumas modificações importantes e normais. A composição do leite também apresenta pequenas variações com a alimentação da mãe, mas essas alterações raramente têm algum significado. 

Colostro 

Nos primeiros dias depois do parto as mamas segregam colostro. O colostro é amarelo e mais grosso que o leite maduro e é segregado apenas em pequenas quantidades. Mas tal é suficiente para uma criança normal e é exactamente aquilo de que ela precisa para os primeiros dias. 
Contém mais anticorpos e mais glóbulos brancos (defesas) que o leite maduro. Dá a primeira "imunização" ou "defesa natural" para proteger a criança contra a maior parte das bactérias e vírus. 

O colostro é também rico em factores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança ao seu desenvolvimento. O factor de crescimento prepara o intestino para diferir e absorver o leite maduro e impede a absorção de proteínas não digeridas. Se a criança recebe leite de vaca ou outro alimento antes de receber o colostro, tais alimentos podem lesionar o intestino e provocar alergias. 

O colostro é laxante (amolece as fezes) e ajuda à eliminação do meconio (primeiras fezes muito escuras). Tal vai evitar mais o aparecimento da icterícia. 

O colostro é exactamente o que o bebé necessita nos primeiros dias. 

Leite Maduro 

Numa ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e vai mudar o seu aspecto e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes que a criança necessita para crescer. O leite materno maduro parece mais fluido que o leite de vaca, o que faz com que muitas mães pensem que seu leite é fraco. É importante esclarecer que esta aparência mais líquida ou aguada é normal e que o leite materno fornece água suficiente, mesmo em periodos muito quentes. 

Leite do começo e leite do fim 

O leite materno é tão complexo e impossível de ser imitado, que sua composição muda até mesmo durante a mamada! 

Leite do Início: 

O leite do começo surge no início da mamada. Parece acinzentado e aguado. É rico em proteínas, lactose, vitaminas, minerais e água. 

Leite do Fim: 

O leite que surge no final da mamada parece mais branco do que o leite do início porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia. Fornece mais da metade da energia do leite materno. 

A criança necessita tanto do leite do início como do fim, para o crescimento e desenvolvimento. É importante deixar que ela pare espontaneamente de mamar. A interrupção da mamada pode fazer com que receba pequena quantidade de leite do fim (e, consequentemente, menos gordura). 

Na época das amas de leite, essas mulheres eram obrigadas a alimentar primeiro os filhos dos patrões e os seus filhos recebiam apenas o leite do fim. Consequentemente recebiam toda a gordura e muitas vezes eram castigadas porque seus filhos cresciam mais que os filhos dos patrões! 
 
Resumos dos Principais Componentes Imunológicos do Leite Materno 

     

    Componentes

    Mecanismo

    IgA Secretora 
     
     

    Lactoferrina 
     

    Lisozima 
     

    Macrófagos 
     

    Fator bífido 
     

    Impermeabilização anti séptica das mucosas (digestiva, respiratória, urinária) 

    Acção Bacteriostática (retirada de ferro) 

    Acção bactericida (Lise das bactérias) 

    Fagocitose (engloba as bactérias) 

    Lactobacilos – ácidos orgânicos: bactericida. 
     

    O leite de vaca, também contém factores imunológicos de óptima qualidade, mas para o bezerro. Esses factores só funcionam para a própria espécie, ou seja, não vale de um animal para outro de espécie diferente. Contudo, alguns desses factores até poderiam funcionar, mas eles são destruídos pelo armazenamento e pela fervura do leite.

  Voltar